Links PUCRS
Janelas para o Futuro

Linnaeus University – Suécia

Lars Elleström é professor de Literatura Comparada (desde 2005) na Linnaeus University, Suécia. Preside, nesta universidade, o Centro para os Estudos de Inter e Multimodalidades e disciplinas no Intertional Society for Intermedial Studies. Elleström tem escritio e editado diversos trabalhos, incluindo Divine Madness: ON Interpreting Literature, Music, and the Visual Arts Ironically (Bucknell University Pres, 2002; Media borders, Multimodality and Intermediality (Palgrave Macmillan, 2010), e Medisa transformation: The transfer of Media charcateristhics among Media (Palgrave Macmillan, 2014). Tem ainda editado diversos artigos sobre poesia, intermidialidade, semiótica, gênero e ironia. As mais recentes publicações de Elleström são o artigo “As modalidades da mídia: um modelo para compreender as relações intermidiáticas” (2010), que desenvolve conceitos semióticos, multimodais e intermidiáticos fundamentais para a constituição de um modelo teórico para a compreensão e a análise das interrelações entre diferentes mídias.

Universidade de Toronto – Canadá

Derrick Claude Frederic de Kerckhove é Doutor em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Toronto, Canadá, e possui “Doctorat du 3è. cycle” em Sociologia da Arte, pela Universidade de Tours, França. Discípulo do famoso teórico canadense Marshal McLuhan, dirigiu por mais de 20 anos o “Programa McLuhan em Cultura e Tecnologia”, da Universidade de Toronto. Leciona, principalmente, nas universidades de Toronto, no Canadá e na Federico II, em Nápoles, Itália. É pesquisador convidado na Biblioteca do Congresso Nacional em Washington, EUA, e em diversos países além dos mencionados, como China, Japão, Brasil e Argentina.

Universidade Paul Valéry Montpellier III – França

Diretor do Departamento de Sociologia, na Universidade Paul Valéry – Montpellier III, no Departamento de Sociologia, onde é professor. Philippe Joron também é membro do Conselho nacional de Universidades, seção 19. Já trabalhou como professor visitante e pesquisador estrangeiro na Universidade Federal de Pernambuco. Desde 2010, também integra o comitê científico da revista Les Cahiers Européens de l´Imaginaire, das Edições CNRS, Paris.

Universidade Paul Valéry Montpellier III – França

Possui graduação em Sociologie pela Università degli studi di Salerno – Itália (2001), mestrado em Sociologie pela Université Paris Descartes Sorbonne (2002) e doutorado em Sociologie pela Université Paris Descartes Sorbonne (2008). Atua como professor de Sociologia na Université Paul-Valéry Montpellier 3. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase nas temáticas de Sociologia do Imaginário, Comunicação e Mídias, Sociologia Visual, Cidades e Espaços Urbanos, Epistemologia e história do pensamento sociológico.

Universidade Paul Valéry Montpellier III – França

Professor associado em Sociologia, na Universidade Paul-Valéry, de Montpellier, na Faculdade de Ciências do Sujeito e da Sociedade, é também diretor editorial e um dos fundadores da revista « Les cahiers européens del´imaginaire » (CNRS). Integrou o Conselho Nacional de Universidades, entre 2011 e 2015, sendo professor visitante em universidades como a de Salento, federal do Rio de Janeiro, Manchester Metropolitan University, etc. Com Claudia Attimonelli, publicou, dentre outros títulos, « Pornocultura, viagem ao fundo da carne » (Mimesis, Milão, 2016).

Universidade de Bari – Itália

É pesquisadora da Universidade Aldo Moro, de Bari, na Itália, onde ensina Cinema, Fotografia e Semiologia do Cinema e do Audiovisual, lecionando, ainda, a disciplina de “Estudos visuais e multimediais” no curso de Jornalismo da mesma universidade. Claudia Attimonelli é responsável pelo projeto “Mediateca emeroteca musical” junto à Nediateca regional da Puglia.Em 2016, foi vencedora do concurso para pesquisadores em TD: “Future in research, indústria criativa (e inovação cultural)”. A pesquisadora é autora e participa do projeto “New media, information and Technology” do Instituto Enciclopedico Treccani

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Letras pela PUCRS, fez Pós-Doutorado na Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal). Desenvolve, atualmente, pesquisas em torno da historia do jornalismo luso-brasileiro, que inclui Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Goa e Moçambique, em conjunto cm pesquisadores desses países. Como resultado destes estudos, foi publicado o volume “A history of the press in speaking countries” (Porto, Media XXI, 2014), que agora recebe versão em português (Porto, Media XXI, 2016). É pesquisador do CNPq, Coordenador do Programa em Comunicação Social da PUCRS e integra o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. Também atua no Programa em Pós-Graduação de Letras – Escrita Criativa, onde se ocupa especialmente da criação da literatura dramática.

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Sociologia da Cultura – Université Paris Descartes (1992) e doutorado em Sociologia da Cultura – Université Paris V René Descartes (1995). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul onde coordenou, de 2003 a 2014, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, sociologia da mídia e sociologia do imaginário, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, imaginário, mídia, comunicação, história e tecnologia. É tradutor, romancista e cronista.