Links PUCRS
Janelas para o Futuro

1) Comunicação e Cultura: Profa. Dra. Paula Jung e Profa. Dra. Paula Puhl

Cultura e diferentes mídias. Meios de comunicação tradicionais e novos meios: as novas vias da produção, da difusão e da circulação cultural. Identidades culturais e diversidades étnico culturais. Fenômenos culturais e suas relações com os fenômenos midiáticos e comunicacionais. Genealogia da cultura a partir dos mídias. Representações culturais, imaginário cultural e análise de fenômenos culturais variados, desenvolvidos através das mídias. Consumo cultural e mídias contemporâneas.

2) Comunicação e Escrita Criativa: Prof. Dr. Carlos Gerbase

Debate a presença da criatividade nas práticas comunicacionais, entendendo a escrita como a base discursiva de qualquer narrativa, independente de sua linguagem (verbal, sonora, visual ou audiovisual). De caráter interdisciplinar, reúne estudantes e pesquisadores das áreas de Comunicação, Letras, Cinema, Psicologia e outros saberes que dependam do ato criativo.

3) Comunicação e Indústria Audiovisual: Prof. Dr. João Guilherme Barone

Estudos voltados para questões relacionadas à tecnologia, instituição, economia-política, organização e funcionamento dos mercados e suas respectivas interseções, inclusive estéticas, temáticas e de linguagem, contemplando o cinema e demais formas de expressão audiovisual, em suas diferentes configurações, especialmente nos campos da produção, distribuição e exibição.

4) Comunicação, Linguística e Neurociência: Prof. Dr. Jorge Campos da Costa

Para que aconteça o processo de Comunicação, os seres humanos precisam de dois itens fundamentais: uma linguagem e um cérebro capaz de processá-la com sofisticação. Este GT, de caráter interdisciplinar, pretende cruzar estudos de áreas distintas, com ênfase nas interfaces que permitem conhecer melhor o funcionamento da mente quando esta, além de definir um sujeito individual e pensante, possibilita a ligação entre consciências, base de toda rede social.

5) Comunicação Organizacional e Relações Públicas: Profa. Dra. Cleusa Scrofernecker

Comunicação organizacional e Relações Públicas sob diferentes abordagens paradigmáticas. O ensino e a pesquisa em Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Trajetórias e perspectivas teóricas.

6) Comunicação Política: Prof. Dr. Antonio Hohlfeldt

Enfoca as pesquisas direcionadas aos fatos, às linguagens e às instituições da comunicação política nas democracias contemporâneas e nos regimes de exceção, sob as seguintes perspectivas: comunicação política; comunicação política e processos eleitorais; as relações entre a mídia e a política, tanto nas democracias quanto nos regimes de exceção; enfoques teóricos da política e da democracia; a influência dos meios de comunicação no comportamento político; política e novas mídias.

7) Estudos em Jornalismo: Profa. Dra. Beatriz Dornelles

Enfoca o estudo do jornalismo como prática profissional e/ou campo teórico. Reflexão sobre diferentes métodos de pesquisa. História, conceitos e diferentes modelos de jornalismo. Organização, produção, circulação e recepção. Impactos das tecnologias e novas tendências.

8) Estudos em Televisão: Profa. Dra. Cristiane Finger

Compreende trabalhos e pesquisas sobre as perspectivas teóricas e metodológicas; digitalização e convergência; sistemas, plataformas e dispositivos móveis; desdobramentos políticos, econômicos e culturais do meio; produção e consumo de produtos audiovisuais; estéticas e narrativas dos produtos audiovisuais; jornalismo e ficção audiovisual.

9) Manifestações Visuais Contemporâneas: Prof. Dr. Roberto Tietzmann

Discutir características das imagens contemporâneas que contribuem para a constituição da visualidade pós-moderna. Busca estabelecer contrastes entre as produções modernas e aquelas produzidas no final do século XX e início do século XXI, nas mais diversas mídias, relativas ao imaginário e à nova estética que se configura.

10) Mídias Sonoras: Profa. Dra. Dóris Fagundes Haussen

Compreende pesquisas gerais e específicas no âmbito do rádio, da fonografia e da discografia, da música e das diferentes aplicações do áudio na comunicação em geral, abrangendo também o uso das novas tecnologias e as diferentes manifestações de sonoridade, tais como, a sonoplastia, os efeitos e a arte radiofônica.

11) Publicidade e Propaganda: Profa. Dra. Cristiane Mafacioli Carvalho

Teoria da publicidade e da propaganda. Linguagem publicitária. Publicidade e propaganda no composto de marketing. Novas tecnologias na publicidade. Publicidade e sua projeção no desenvolvimento econômico e social. Publicidade e propaganda como atividade técnica e profissional. Ética na publicidade. O ensino da publicidade e propaganda. Publicidade como área de atuação. Publicidade como campo de estudo das Ciências da Comunicação e das Ciências Humanas e Sociais.

12) Sociologia da Imagem e Imaginários: Profa. Dra. Juliana Tonin

Imagens em seus diferentes suportes. Das manifestações em pedra à profusão na rede, produção, circulação e recepção das imagens e os aspectos filosóficos, sociais e culturais constitutivos de imaginários plurais e do imaginário contemporâneo.

13) Tecnologias do Imaginário e Cibercultura: Prof. Dr. André Pase

Discutir as relações resultantes das convergências entre internet, redes sociais e linguagens hipertextuais. Relações e desdobramentos de TV digital, rádio digital, mídias locativas, internet móvel e Web 2.0. Cultura de Games, entretenimento e novas práticas da comunicação mediada por computadores.

14) Teorias e Práticas de Semiótica: Prof. Dr. Roberto Ramos

Estudo das teorias de Semiótica e de suas práticas discursivas de produção de sentido nas Mídias, impressas e eletrônicas, em níveis verbais e não-verbais.